25 Anos: Bodas de Prata do INE

image_mini (12).jpg

Lançada Plataforma de Disseminação dos Indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável O INE lançou na manhã desta sexta-feira, na sua sede, a plataforma de disseminação dos indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O acto foi liderado pelo Ministro da Economia e Finanças, Dr. Adriano Maleiane, que falando perante uma plateia constituída por quadros e técnicos do INE, representantes dos Órgãos Delegados do INE e contando ainda com a presença da Representante Adjunta do FNUAP, na qualidade de representante dos parceiros internacionais que financiaram o IV Recenseamento Geral da População e Habitação, afirmou que a plataforma em referência, “responde ao compromisso de assegurarmos a integração nos Instrumentos Nacionais de Planificação, Monitoria e Avaliação, bem como ao desafio de produzir e disponibilizar relatórios sobre o progresso da Agenda 2030, sobre o Desenvolvimento Sustentável”.

Depois de felicitar o INE pela celebração das Bodas de Prata, o titular da pasta da Economia e Finanças do governo moçambicano, instou os quadros do INE a trabalharem afincadamente na busca de um sistema estatísco nacional robusto. Falando na ocasião, o Ministro Maleiane fez referência ao Relatório sobre o Sector Público, também apresentado na ocasião, destacando que se trata de uma ferramenta importante que irá contribui para melhorar a percepção sobre o conceito e o âmbito do Sector Público, “garantindo coerência no processo de produção de estatísticas macroeconómicas”, sublihou o responsável.

Por seu turno, A Presidente do INE, Dra. Mónica Magaua, começou por destacar o facto de que “na verdade todo o tempo é tempo de celebração, por isso, 25 anos sê-lo-ão, tanto mais que se supõe adquirida uma certa individualização na vida das pessoas ou das instituições.

A líder do INE sublinhou ainda que a celebração dos 25 anos da criação da instituição, é uma forma de revalorizar e homenagear os seus funcionários, tanto os antigos, assim como os actuais. Entre outras actividades realizadas pelo INE ao longo de 25 anos, a Presidente do INE destacou as seguintes operações estatísticas: Censos da População e Habitaçao de 1997,2007 e 2017, os Censos Agro-Pecuários de 1999 e de 2009-2010, os Censos de Empresas de 2002 e de 2015, inquéitos aos orçamentos familiares, a montagem da Placas Informativas contendo o número total da população de cada província, a produção e disseminação dos Mapas Censitários nas Localidades, Postos Administrativos e Distritos, entre outras actividades.

Falando em nome dos parceiros de cooperação, a representante interina do FNUAP em Moçambique, Jenny Karlsen, destacou a máxima segundo a qual uma estatística não é apenas um número - ela conta uma história humana. Fala sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, problemas e perspectivas e circunstâncias socioeconômicas. E fala sobre os desafios e necessidades dos mais vulneráveis, especialmente mulheres e raparigas. “Quando colectadas, analisadas e comunicadas de forma eficaz, as estatísticas podem promover o desenvolvimento sustentável, informar políticas, educar os cidadãos e garantir que ninguém seja deixado para trás, especialmente aqueles mais vulneráveis e frequentemente marginalizados”, sublinhou aquela individualidade.

Sobre a importância da plataforma, referiu que utentes irão apreciar o progresso socioeconómico e, por outro lado, os prestadores de serviços públicos irão medir o cumprimento das suas acções em várias vertentes das suas respectivas intervenções. Considerou ainda que a plataforma irá contribuir para os processos de prestação de contas - transformando compromissos em acções e empoderando os cidadãos ao longo do caminho. “Com menos de 10 anos para o fim do prazo da Agenda 2030, não há tempo a perder”, destacou.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Num outro desenvolvimento, a mais alta dirigente do INE chamou a atenção dos presentes, e em particular aos futuros inquiridores, para a necessidade de um maior empenho com vista ao alcance dos objectivos pré-estabelecidos. “Um dos objectivos que pretendemos alcançar é a produção de dados estatísticos de qualidade e fiáveis, que concorram, cada vez mais, para municiar os tomadores de...

  • thumbnail

    De acordo com organizadores do evento, o envolvimento dos usuários do sistema estatístico moçambicano na realização das metas dos ODS irá contribuir para a adquisição de uma visão geral sobre a sua importância e utilidade, bem como em relação aos seus componentes, público-alvo e as estruturas de gestão. Entre outros aspectos considerados cruciais na criação de uma estratégia de...

  • thumbnail

    Tomando como referência os dados recolhidos nas Cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo do mês de Julho último, o País registou face ao mês anterior, uma deflação na ordem de 0,20%. A divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas foi a de maior impacto, ao contribuir no total da variação mensal com cerca de 0,22 pontos percentuais (pp) negativos.

  • thumbnail

    O concurso está aberto a concorrentes para as seguintes especialidades: Imprensa Escrita (Jornais, Revistas, etc.); Rádio; Televisão; Fotojornalismo. O concurso consistirá na produção de peças jornalísticas – Reportagens, Notícias desenvolvidas, Textos analíticos, entre outros - sobre a actividade estatística desenvolvida no País. Serão premiados os três trabalhos considerados...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo