25 Anos: Bodas de Prata do INE

image_mini (12).jpg

Lançada Plataforma de Disseminação dos Indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável O INE lançou na manhã desta sexta-feira, na sua sede, a plataforma de disseminação dos indicadores dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O acto foi liderado pelo Ministro da Economia e Finanças, Dr. Adriano Maleiane, que falando perante uma plateia constituída por quadros e técnicos do INE, representantes dos Órgãos Delegados do INE e contando ainda com a presença da Representante Adjunta do FNUAP, na qualidade de representante dos parceiros internacionais que financiaram o IV Recenseamento Geral da População e Habitação, afirmou que a plataforma em referência, “responde ao compromisso de assegurarmos a integração nos Instrumentos Nacionais de Planificação, Monitoria e Avaliação, bem como ao desafio de produzir e disponibilizar relatórios sobre o progresso da Agenda 2030, sobre o Desenvolvimento Sustentável”.

Depois de felicitar o INE pela celebração das Bodas de Prata, o titular da pasta da Economia e Finanças do governo moçambicano, instou os quadros do INE a trabalharem afincadamente na busca de um sistema estatísco nacional robusto. Falando na ocasião, o Ministro Maleiane fez referência ao Relatório sobre o Sector Público, também apresentado na ocasião, destacando que se trata de uma ferramenta importante que irá contribui para melhorar a percepção sobre o conceito e o âmbito do Sector Público, “garantindo coerência no processo de produção de estatísticas macroeconómicas”, sublihou o responsável.

Por seu turno, A Presidente do INE, Dra. Mónica Magaua, começou por destacar o facto de que “na verdade todo o tempo é tempo de celebração, por isso, 25 anos sê-lo-ão, tanto mais que se supõe adquirida uma certa individualização na vida das pessoas ou das instituições.

A líder do INE sublinhou ainda que a celebração dos 25 anos da criação da instituição, é uma forma de revalorizar e homenagear os seus funcionários, tanto os antigos, assim como os actuais. Entre outras actividades realizadas pelo INE ao longo de 25 anos, a Presidente do INE destacou as seguintes operações estatísticas: Censos da População e Habitaçao de 1997,2007 e 2017, os Censos Agro-Pecuários de 1999 e de 2009-2010, os Censos de Empresas de 2002 e de 2015, inquéitos aos orçamentos familiares, a montagem da Placas Informativas contendo o número total da população de cada província, a produção e disseminação dos Mapas Censitários nas Localidades, Postos Administrativos e Distritos, entre outras actividades.

Falando em nome dos parceiros de cooperação, a representante interina do FNUAP em Moçambique, Jenny Karlsen, destacou a máxima segundo a qual uma estatística não é apenas um número - ela conta uma história humana. Fala sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, problemas e perspectivas e circunstâncias socioeconômicas. E fala sobre os desafios e necessidades dos mais vulneráveis, especialmente mulheres e raparigas. “Quando colectadas, analisadas e comunicadas de forma eficaz, as estatísticas podem promover o desenvolvimento sustentável, informar políticas, educar os cidadãos e garantir que ninguém seja deixado para trás, especialmente aqueles mais vulneráveis e frequentemente marginalizados”, sublinhou aquela individualidade.

Sobre a importância da plataforma, referiu que utentes irão apreciar o progresso socioeconómico e, por outro lado, os prestadores de serviços públicos irão medir o cumprimento das suas acções em várias vertentes das suas respectivas intervenções. Considerou ainda que a plataforma irá contribuir para os processos de prestação de contas - transformando compromissos em acções e empoderando os cidadãos ao longo do caminho. “Com menos de 10 anos para o fim do prazo da Agenda 2030, não há tempo a perder”, destacou.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Entre outras informações, os dados do IOF servem de suporte para a formulação de políticas e programas sectoriais do Governo, sector privado,...

  • thumbnail

    Durante o referido encontro, os estados membros serão chamados a analisar o grau de cumprimento das decisões do Comité, que dentre outros se...

  • thumbnail

    Os resultados dos Índices de Actividades Económicas do mês de Janeiro de 2023, quando comparados com os do mês anterior, revelam uma queda do índice de volume de negócios em 6,8%. Os índices de remunerações e de emprego registaram crescimento de 1,8 % e 1,5% respectivamente. A variação negativa do volume de negócios, deveu-se ao decréscimo verificado nos sectores da Produção...

  • thumbnail

    Segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), Prevê-se que o crescimento económico global caia de uma estimativa de 3,4% em 2022 para 2,9% em 2023. A previsão para 2023 é 0,2pp acima do previsto no World Economic Outlook (WEO), Outubro, 2022 De acordo com o “Tradingeconomic.com, Jan, 2023”, no IV trimestre de 2022, o PIB da China, dos Estados Unidos da América (EUA) e da Zona Euro...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo