AVALIAÇÃO PELOS PARES DOS SISTEMAS ESTATÍSTICOS NACIONAIS

SEN1.1.png

O Instituto Nacional de Estatística acolhe de 1 a 5 do mês em curso, nas suas instalações, a Revisão pelos Pares ao Sistema Estatístico Nacional de Moçambique (SEN), um exercício que se enquadra no Programa Pan–Africano de Estatística II (PAS II), financiado pela União Europeia (UE) e implementado pela Expertise France e pelo Instituto de Estatística da União Africana.

Para a presente revisão, encontra-se em Maputo uma missão constituída por S. Excias os Presidentes dos INE de Cabo Verde, João de Pina Mendes, de São Tomé e Príncipe, Gueit Leite de Almeida e o Consultor da Expertise, Antonio dos Reis Duarte France.

 

 

Integrantes da Missão de avaliação acompanhados por integrantes da parte moçambicana.

 

O primeiro dia foi marcado pelo debate de aspectos metodológicos na avaliação dos pares, a descrição do Sistema Estatístico do país, sua organização e coordenação, o ambiente institucional e os processos que envolvem a produção estatística, no que diz respeito às formas de divulgação da informação produzida. Nos dias seguintes, irão decorrer reuniões, separadas, com os produtores de Estatísticas Oficiais, nomeadamente Ministérios, Banco de Moçambique e a Autoridade Tributaria de Moçambique, partes interessadas e utilizadores selecionados, tais como, Universidades, Canais de Radio e Televisão, Associações Comercias e Representantes de Agencias de desenvolvimento internacional internacionais, parceiras do INE.

É de referir que, as avaliações pelos pares do SNE foram iniciadas em África em 2003 pela Comissão Económica para a Comissão Africana de Informações de Desenvolvimento (CODI) que, de entre outras, recomenda que "os países africanos, apoiados pela iniciativa PARIS21, devem realizar avaliações pelos pares para garantir que as boas práticas sejam transmitidas entre países, com base na experiência prática dos pares, para acelerar o desenvolvimento de sistemas nacionais de estatísticas.

Outras Notícias


  • thumbnail

    Num outro desenvolvimento, a mais alta dirigente do INE chamou a atenção dos presentes, e em particular aos futuros inquiridores, para a necessidade de um maior empenho com vista ao alcance dos objectivos pré-estabelecidos. “Um dos objectivos que pretendemos alcançar é a produção de dados estatísticos de qualidade e fiáveis, que concorram, cada vez mais, para municiar os tomadores de...

  • thumbnail

    De acordo com organizadores do evento, o envolvimento dos usuários do sistema estatístico moçambicano na realização das metas dos ODS irá contribuir para a adquisição de uma visão geral sobre a sua importância e utilidade, bem como em relação aos seus componentes, público-alvo e as estruturas de gestão. Entre outros aspectos considerados cruciais na criação de uma estratégia de...

  • thumbnail

    Tomando como referência os dados recolhidos nas Cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo do mês de Julho último, o País registou face ao mês anterior, uma deflação na ordem de 0,20%. A divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas foi a de maior impacto, ao contribuir no total da variação mensal com cerca de 0,22 pontos percentuais (pp) negativos.

  • thumbnail

    O concurso está aberto a concorrentes para as seguintes especialidades: Imprensa Escrita (Jornais, Revistas, etc.); Rádio; Televisão; Fotojornalismo. O concurso consistirá na produção de peças jornalísticas – Reportagens, Notícias desenvolvidas, Textos analíticos, entre outros - sobre a actividade estatística desenvolvida no País. Serão premiados os três trabalhos considerados...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo