COMEMORAÇÃO DO DIA AFRICANO DE ESTATÍSTICA NO INE

TECNICOS WEB.jpg

Celebrou-se no dia 17 de novembro de 2023, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística (INE), o Dia Africano de Estatística, cuja data oficial é 18 de novembro.

A ocasião marcada por reflexão e reconhecimento da colaboração de todos os funcionários na prossecução dos objectivos da instituição, contou com a ilustre participação da presidente do INE, Sua Excelência Drª Eliza Mónica Magaua, juntamente com os directores nacionais, directores nacionais adjuntos, chefes de departamento, chefes de repartição e técnicos em geral.


 

A cerimónia, iniciou com a saudação de Sua Excia a Presidente do INE, dirigida a todos os funcionários e a todos membros do Sistema Estatístico Nacional. De seguida destacou o lema do presente ano, para as comemorações da efeméride, "Modernização dos ecossistemas de dados para acelerar a implementação da Zona de Comércio Livre Continental Africana, onde espera-se reflexão sobre o papel das estatísticas oficiais e dos Big Data na transformação económica e no desenvolvimento sustentável de África".

Ao terminar a sua intervenção, partilhou parte dos Progressos e desafios alcançados pelo INE, na produção do Índice de Preços no Consumidor Nacional, que passou de três (03) para oito (08) cidades capitais que servem de referência para esta publicação, a produção e disseminação do primeiro Atlas Provincial e Nacional da Criança a partir dos dados do último Censo da População e Habitação, a Produção e Disseminação dos Mapas Censitários das Localidades, Postos Administrativos e Distritos e, finalmente a Planificação de realização do Censo Geral da População e Habitação - 2027 que será totalmente digital.

Relativamente aos produtos partilhados, foram apresentadas informações sobre os principais indicadores, eleitos para a ocasião, nomeadamente IPC, Contas Trimestrais e o IDS. Além dos temas anteriormente indicados, a ocasião serviu para apresentar o Open data: um repositório, vários pontos de acesso.


Entremeando as apresentações, interveio a senhora Engª Marta Chaquisse, Directora da Direcção de Integração Coordenação e Relações Externas (DICRE) que na contextualização recordou que o Dia Africano de Estatística foi adoptado em Maio de 1990 na conferência da Comissão Económica das Nações Unidas para África (UNECA), pelos Ministros Africanos responsáveis pela Planificação e Desenvolvimento Económico. Destacou que, a data é celebrada a 18 de Novembro de cada ano, e tem como objectivo reconhecer o contributo que a Estatística tem proporcionado ao longo do tempo para o conhecimento e desenvolvimento da Sociedade.

 

Outras Notícias


  • thumbnail

    O Instituto Nacional de Estat­ística realizou de 2 a 7 de Junho de 2024 com assistência técnica de Paris 21 a avaliação externa do Plano...

  • thumbnail

    O Instituto Nacional de Estatística (INE) participou na Segunda Edição da Feira de Emprego da Universidade Eduardo Mondlane (UEM), a convite...

  • thumbnail

    Decorreu de 27-31 de Maio na Cidade de Tunes, na Tunísia, o seminário sobre o uso de ciência de dados para valorização de dados de saúde,...

  • thumbnail

    O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou de 23-26 de Abril de 2024, na cidade de Maputo, um workshop envolvendo 16 estados membros da...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo