Elaboração do Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional 2025 - 2029

Presidum.png

Lançamento do processo de Elaboração do Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional (PE - SEN 2025 – 2029).

O Instituto Nacional de Estatística – INE acolheu em Maputo, de 12 – 17 do mês em curso, nas suas instalações, o treinamento de quadros do Sistema Estatístico Nacional (SEN), no âmbito do lançamento do processo de Elaboração do Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional (PE - SEN 2025 – 2029).

Sua Excelência, a Presidente do INE, Elisa Ana Mónica Magaua

O evento foi dirigido por Sua Excelência, a Presidente do INE, Elisa Ana Mónica Magaua e contou com a participação dos Directores Nacionais do INE, quadros provenientes das Delegações Provinciais e Orgãos Delegados do INE, Ministérios não ODINE, parceiros de cooperação, o consultor do PARIS 21, o sindicato de jornalismo, entre outros.

A Presidente do INE, mencionou que o INE, em parceria com o PARIS 21, realizou uma avaliação do Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional 2020-2024, com a promoção de sessões de sensibilização para os vários atores do sistema, desde produtores até utilizadores, incluindo parceiros de cooperação, academia e órgãos de comunicação social (parceiros estratégicos), sobre a importância da estratégia nacional para o desenvolvimento da estatística.

 

Durante a sua intervenção, Sua Excelência, a Presidente do INE, destacou que o seminário de capacitação dos membros dos Grupos de Trabalho Técnico marca uma etapa crucial no desenho do novo Plano Estratégico do SEN (2025–2029). Destacou igualmente, algumas operações realizadas durante a vigência do PE-SEN 2020-2024, como o Inquérito aos Orçamentos Familiares, o Inquérito Demográfico e de Saúde, o Inquérito ao Sector Informal e o Inquérito sobre o Acesso a Energia Sustentável, entre outros.

Direcção de Integração, Coordenação e Relações Externas, Eng. Marta Chaquice

Moçambique já implementou cinco PE-SEN alinhados com a planificação estratégica em estatísticas e faz parte do grupo de países africanos que ratificaram a Carta Africana de Estatística. E com a ajuda do PARIS 21, o país vai elaborar seu sexto PE-SEN, seguindo a mesma trajetória de outros países africanos com experiência semelhante em planificação estatística.

Os participantes do evento foram unanimes no entendimento de que a participação de todos atores nacionais e o apoio de seus Parceiros de Desenvolvimento, conforme recomendado pelas novas Diretrizes da Elaboração da Estratégia para o Desenvolvimento das Estatísticas do PARIS 21 se mostra determinante para a implementação bem-sucedida do plano.

 

Outras Notícias


  • thumbnail

    Para esta formação, que teve como objectivo capacitar os técnicos da área de disseminação do INE em matéria de de produção de conteúdos ...

  • thumbnail

    O IOF 2019-2020, que conta com financiamento do Banco Mundial, irá abranger um total de 13.560 Agregados Familiares, sendo 7.152 na zona urbana...

  • thumbnail

    Entre as pessoas que devem merecer a atenção particular dos governos, estão aquelas que são deixados para trás: nomeadamente as pessoas que vivem na pobreza extrema e que enfrentam ainda muitas outras situações de vulnerabilidade, incluindo crianças, jovens, pessoas com deficiência, idosos, povos indígenas, refugiados e pessoas deslocadas internamente e migrantes. As suas vozes...

  • thumbnail

    Num outro desenvolvimento, a mais alta dirigente do INE chamou a atenção dos presentes, e em particular aos futuros inquiridores, para a necessidade de um maior empenho com vista ao alcance dos objectivos pré-estabelecidos. “Um dos objectivos que pretendemos alcançar é a produção de dados estatísticos de qualidade e fiáveis, que concorram, cada vez mais, para municiar os tomadores de...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo