INE comemora Dia Africano de Estatística

Sob o lema “Modernizando os Sistemas Estatísticos Nacionais para Fornecer Dados Estatísticos para apoiar a paz e o desenvolvimento sustentável em África”, dirigentes e quadros do Instituto Nacional de Estatística (INE), participaram, à 18 de Novembro corrente, numa cerimónia alusiva a comemoração do Dia Africano de Estatística. Em representação dos parceiros de cooperação da instituição, assistiu ao evento, a Representante do FNUAP, em Moçambique, Andrea Wojnar. Estiveram, igualmente, presentes, os representantes do UNICEF e da FAO, no País.

O programa das celebrações da efeméride, em Moçambique, foi preenchido por um conjunto de acções, dentre as quais se destacam a entrega de prémios aos vencedores do concurso Prémio Jornalístico, “Conhecer Moçambique através dos Números”, iniciativa promovida pelo INE, com o objectivo de massificar a disseminação dos resultados do IV Recenseamento Geral da População e Habitação, operação estatística realizada em 2017.

De referir que concorreram aos prémios do concurso Prémio Jornalístico “Conhecer Moçambique através dos Números”, 24 candidatos, nas categorias de Rádio, Televisão, Fotojornalismo e Imprensa escrita. O Júri indicado para avaliação das propostas apurou Daniel Faela como primeiro classificado, Rocehete Libombo, em segundo lugar. O terceiro lugar coube a Hermenegildo Langa.

O prémio foi financiado pelo Trust Fund, que é constituído pelos governos da Suécia, Noruega, Itália, Reino Unido e Canadá, no âmbito da promoção dos resultados do Censo 2017.

Durante o evento, o INE procedeu, ainda, ao lançamento de duas brochuras infantis, sendo uma focada na criança do ensino primário. A publicação apresenta informação estatística sobre a criança e na linguagem da criança. A segunda – a banda desenhada -  está focada no adolescente e pré-adolescente, do ensino secundário e pré-universitário.

Preencheram, igualmente, o programa das celebrações, a apresentação de dois trabalhos, sendo um, da autoria da Assessora da Presidente do INE, Dra. Alda Rocha, sobre a Carta Africana de Estatística e, o segundo, do técnico da Direcção de Censos e Inquéritos, Dr. Sábado Uahova, “Uma reflexão sobre a pessoa idosa em Moçambique”

A celebração, este ano, do Dia Africano, no continente africano e no País em particular, constituiu numa oportunidade para a consciencialização do público sobre a importância das estatísticas em todos os aspectos da vida social e económica.

Falando durante o evento, a Presidente do INE, Dra Mónica Magaua, destacou o facto de a celebração ocorrer num momento desafiador, devido a pandemia do COVID-19. Apontou ainda a singularidade das comemorações no País, que coincidem com a entrega dos prémios aos vencedores do concurso Jornalístico “Conhecer Moçambique através dos Números” - uma iniciativa que tem por finalidade, a massificação da divulgação dos Resultados do IV Recenseamento Geral da População e Habitação - Censo 2017.

“A promoção deste concurso tem, também, como objectivo, consolidar o nosso relacionamento com os profissionais da comunicação social, na perspectiva de que a sua capacidade de abrangência possa ser usada para assegurar que as estatísticas oficiais sejam levadas à todos utilizadores, estejam eles onde estiverem”, destacou a mais alta líder da instituição.

“Tratando-se de uma iniciativa de alcance transcendental, os nossos parceiros de cooperação prontificaram-se a disponibilizar recursos financeiros, especificamente destinados à sua realização, a escala nacional. Da sua efectivação, almejamos, entre outros objectivos, uma maior e melhor promoção do conhecimento e do interesse pelo uso dos Resultados do Censo 2017 e das estatísticas oficiais, em geral, disse ainda aquela responsável.

Num outro momento da sua intervenção, a responsável apontou o lançamento de duas brochuras infantis, como outra das particularidades das celebrações do Dia Africano no País para, mais adiante, acrescentar que estes e outros objectivos – todos orientados para a disponibilização da informação estatística aos utilizadores - só podem ser alcançados a partir de uma excelente relação, assente no conhecimento, o mais profundo possível, por parte de todos utilizadores de estatísticas oficiais, daquilo que é o panorama estatístico e a importância das estatísticas oficiais para o desenvolvimento social e económico de Moçambique e de África.

A Presidente do INE deu enfoque, igualmente, no seu discurso,ao facto de as celebrações do Dia Africano de Estatística, no presente ano, no País, ocorrerem num momento em que o INE retomou as acções de capacitação de Jornalistas em matéria de leitura e interpretação correcta dos Dados Estatísticos. “O objectivo a alcançar com esta iniciativa, é criar alicerces para que os jornalistas produzam conteúdos informativos com base em evidências e, consolidar o relacionamento entre o INE e os Órgãos de Comunicação Social, em geral. Ao promovermos, tanto a capacitação dos profissionais de comunicação social, bem como o concurso que temos estado a fazer referência, entendemos que estamos, na prática, a alinhar-mo-nos com a missão do actual Plano Estratégico do SEN 2020-2024, que preconiza “Responder, em tempo oportuno, às necessidades de Informação dos utilizadores e promover a cultura estatística nacional”.

Intervindo, igualmente, às celebrações da efeméride, a Representante do FNUAP em Moçambique, na sua qualidade de gestor em representação dos doadores do Trust Fund, nomeadamente os Governos da Suécia, Noruega, Itália, Reino Unido e Canadá, Dra Andrea Wojnar, começou por referir que uma estatística não é apenas um número - ela conta uma história humana; fala sobre a saúde e o bem-estar das pessoas, problemas e perspectivas e circunstâncias socioeconômicas.

“Quando coletadas, analisadas e comunicadas de forma eficaz, as estatísticas podem promover o desenvolvimento sustentável, informar políticas, educar os cidadãos e garantir que ninguém seja deixado para trás”, destacou aquela individualidade, para mais adiante referir que os dados do censo de 2017 mostram a relevância da mídia popular para o acesso às informações vitais e de utilidade pública. Em particular, a rádio e a televisão continuam a ser os meios de informação mais difundidos, possuídos por 35% (35 de cada 100) e 22% (22 de cada 100) agregados familiares moçambicanos, respetivamente”.

Referiu que, particularmente nesta era digital, as publicações e divulgação da informação utilizando vários meios como redes sociais, tornou-se algo quotidiano, das quais as sociedades jamais poderão fugir do seu uso. “Num contexto em que a maioria da população no País, segundo os resultados do Censo 2017, é jovem, na cifra de 60 jovens com menos de 35 anos, em cada 100 Moçambicanos, a divulgação e disseminação dos dados do censo 2017 requer respostas às tendências do consumo desta camada importantíssima da população Moçambicana.

Foi em reconhecimento desta realidade, disse, que o Trust Fund associou-se ao INE nos esforços pelo envolvimento da mídia na divulgação do dados de censo 2017, pois a mídia é uma ferramenta através da qual os resultados do censo 2017 podem chegar à maior parte da população, seja rural, seja urbana.

“O Trust Fund congratula à todos os concorrentes para o Prêmio Jornalístico “Conhecer Moçambique através dos Números”. As vossas propostas, submetidas à avaliação, marcaram um passo pioneiro na divulgação de dados de censo 2017 e na promoção da literacia estatística no País. Hoje, com a ocorrência de grandes mudanças demográficas e maior atenção ao desenvolvimento internacional, dados precisos e oportunos são mais importantes do que nunca. Esses dados são ainda mais importantes mediante uma pandemia como COVID-19. Por exemplo, o fornecimento de instalações médicas de emergência requer dados sobre as populações da área afetada.”, sublinhou, ainda, a Representante do FNUAP, no País.

Outras Notícias


  • thumbnail

    A celebração da efeméride constituir-se-á, este ano, numa oportunidade para a consciencialização do público sobre a importância das...

  • thumbnail

    O programa das celebrações da efeméride, em Moçambique, foi preenchido por um conjunto de acções, dentre as quais se destacam a entrega de prémios aos vencedores do concurso Prémio Jornalístico, “Conhecer Moçambique através dos Números”, iniciativa promovida pelo INE, com o objectivo de massificar a disseminação dos resultados do IV Recenseamento Geral da População e Habitação,...

  • thumbnail

    Tomaram parte no evento, os Directores Gerais das instituições estatísticas de Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Namíbia, Seychelles, África do Sul, Tanzania, Zâmbia e Zimbabwe. Entre outros convidados, destaque para representantes do Ministério das Finanças e Plano de Desenvolvimento do Botswana, os Focal...

  • thumbnail

    O evento foi promovido pelo Centro Islâmico de  treinamento e pesquisa económica e social, no âmbito da produção e disseminação de dados estatísticos, inscrito em iniciativas que estão em curso, nos países integrantes da Organização da Cooperação Islãmica. Trata-se de encontros durante os quais as instituições produtoras de estatísticas abordam, entre outros aspectos, a ...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo