INE conclui formação de recenseadores para o CEMPRE 2025-2026 na Beira

IMG_0430.jpg

INE forma 190 recenseadores para realização do Censo de Empresas 2025-2026

O Instituto Nacional de Estatística (INE) realizou, de 11 a 29 de Agosto de 2025, na cidade da Beira, a formação nacional de recenseadores e controladores que vão integrar o Terceiro Recenseamento de Empresas – CEMPRE 2025-2026.

Participaram na capacitação 194 candidatos de todas as províncias, dos quais 190 concluíram com sucesso. Durante a fase prática, foram registadas 599 unidades estatísticas, incluindo empresas, estabelecimentos e instituições sem fins lucrativos.

O CEMPRE tem como principal objetivo actualizar o Ficheiro de Unidades Estatísticas (FUE), base de dados essencial para a planificação económica e social do país.

Na cerimónia de encerramento, que contou com a presença de Sua Excelência o Secretário de Estado na Província de Sofala, a Presidente do INE destacou a importância do profissionalismo dos recenseadores no contacto com as unidades estatísticas, sublinhando que a postura dos agentes influencia a qualidade e a credibilidade da informação recolhida.

O evento contou com a presença de autoridades locais e nacionais, que enalteceram o papel estratégico do recenseamento para o desenvolvimento económico, planificação municipal e a criação de oportunidades de emprego, sobretudo para os jovens.

Com a formação concluída, estão reunidas as condições para o arranque das actividades de campo do CEMPRE 2025-2026, enquadrado no Plano Estratégico do Sistema Estatístico Nacional 2025-2029.

Outras Notícias


  • thumbnail

    De acordo com organizadores do evento, o envolvimento dos usuários do sistema estatístico moçambicano na realização das metas dos ODS irá contribuir para a adquisição de uma visão geral sobre a sua importância e utilidade, bem como em relação aos seus componentes, público-alvo e as estruturas de gestão. Entre outros aspectos considerados cruciais na criação de uma estratégia de...

  • thumbnail

    Tomando como referência os dados recolhidos nas Cidades de Maputo, Beira e Nampula, ao longo do mês de Julho último, o País registou face ao mês anterior, uma deflação na ordem de 0,20%. A divisão de Alimentação e bebidas não alcoólicas foi a de maior impacto, ao contribuir no total da variação mensal com cerca de 0,22 pontos percentuais (pp) negativos.

  • thumbnail

    O concurso está aberto a concorrentes para as seguintes especialidades: Imprensa Escrita (Jornais, Revistas, etc.); Rádio; Televisão; Fotojornalismo. O concurso consistirá na produção de peças jornalísticas – Reportagens, Notícias desenvolvidas, Textos analíticos, entre outros - sobre a actividade estatística desenvolvida no País. Serão premiados os três trabalhos considerados...

  • thumbnail

    Contextualização O IV Recenseamento Geral da População e Habitação – Censo 2017, produziu resultados de extrema importância e relevância. Desta operação resultaram os dados do ano de realização do censo, projecções da população que cobrem o período de 2017 à 2050, entre outros dados, igualmente, relevantes. Na sequência desta produção, vêm sendo realizadas diversas acções de...

Idioma:
português [beta]english

Planos e relatórios

Links

Contacte-nos

Redes Sociais

FACEBOOK

YOUTUBE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo