SEMINÁRIO INQUÉRITO SOBRE ORÇAMENTO FAMILIAR (IOF) 2025
SEMINÁRIO INQUÉRITO SOBRE ORÇAMENTO FAMILIAR (IOF) 2025
FERRAMENTA FUNDAMENTAL PARA POLÍTICAS PÚBLICAS EM MOÇAMBIQUE
No âmbito da preparação do IOF 2025, teve lugar nesta sexta-feira, 13 de setembro de 2024, nas instalações do Instituto Nacional de Estatística (INE), em Maputo, o seminário com os utilizadores dos dados do Inquérito sobre Orçamento Familiar (IOF), dirigido por Sua Excelência, a Presidente do INE, Dra. Eliza Mónica Ana Magaua.
O evento reuniu vários convidados, entre utilizadores e provedores de informação, parceiros de cooperação, incluindo os membros da direção e técnicos do INE. O objetivo foi discutir o uso dos dados do IOF na formulação de políticas públicas e no desenvolvimento socioeconómico de Moçambique.
Durante o seminário, o INE apresentou as inovações que estão sendo preparadas para o IOF 2025. Essas inovações visam melhorar os instrumentos de recolha de dados, com o objectivo de obter informações mais abrangentes e precisas. Entre os temas abordados e debatidos, destacaram-se:
- Antecedentes, Objetivos, Metodologia e Organização do IOF: Explicação da evolução e importância do inquérito.
- Uso do IOF nas Contas Nacionais: Como os dados recolhidos influenciam os cálculos macroeconómicos.
- Metodologia de Cálculo da Pobreza e Comparações com Inquéritos Anteriores: Comparação com metodologias anteriores.
- Matriz de Comparação de Módulos do IOF: Abordagem detalhada dos módulos utilizados.
- Questionários a serem aplicados: Incluindo questionários de agregados familiares, comunitários (preços do mercado mais próximo), emprego, despesas individuais, receitas e transferências.
O IOF 2025, à semelhança de inquéritos anteriores, fornecerá uma visão detalhada sobre o comportamento económico dos agregados familiares. Além disso, permitirá ao governo e às organizações internacionais identificar tendências e necessidades, possibilitando intervenções mais eficazes para a redução da pobreza e a melhoria das condições de vida da população.
Links
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA - Moçambique. 1996-2023 Powered by: Infopel RDSambo